Projetos da ABRA, fora da seleção pública

Posted by & filed under .

A ABRA elaborou dois projetos – “CONSTRUINDO UM CONCEITO PEDAGÓGICO À LUZ DO SINASE e CONSTRUINDO UM CONCEITO SOCIOEDUCATIVO À LUZ DO SINASE –, voltados à estruturação do Programa de Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei – PROSINASE – Módulo Diretrizes para Elaboração de Parâmetros Arquitetônicos, Pedagógicos, e de Segurança das Unidades Socioeducativas e de Redes Locais.

Vale destacar que parte da essência dos postulados inseridos nas justificativas dos projetos foram abstraídos da obra “Uma Nova Consciência Educacional” – de autoria da Associação Beneficente da Universidade Teodinâmica, e co-autoria Teresa Ramarajara.

Estes projetos sociais deveriam ter sido destinados à concorrência pública em atendimento ao Edital de Chamada Pública Nº 01/2011 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.

Todavia, por um desencontro de informações entre o Conselho de Direitos da Criança e do adolescente – CDCA/DF e a ABRA, os projetos aprovados pelo CDCA não foram lançados no SISCOV.

Entretanto, ainda que os projetos da ABRA não tenham participado da seleção pública, esta, por uma convicção pacífica de que os seus projetos tratam, adequadamente, de temas que são relevantes à sociedade, resolve dar conhecimento destes à SDH/PR para que esta, se desejar, possa empregá-los  na forma complementar aos estudos que serão referências em todo o país.

A principiologia do Projeto Construindo um Conceito Pedagógico à Luz do Sinase fomenta o desenvolvimento de um Projeto Político Pedagógico Ressocializante, fundamentado no princípio da dignidade da pessoa humana. Trata-se de uma afirmação positiva que independe de circunstância social, étnico-racial, econômica ou cultural, para, por meio do atendimento pedagógico de medidas socioeducativas, reintegrar esse universo à comunidade como cidadãos éticos, responsáveis, críticos, criativos, solidários, sensíveis e competentes capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igual.

Basicamente, a principiologia do Projeto Construindo um Conceito Socioeducativo à Luz do Sinase defende uma proposta de estudo que contemple as orientações do SINASE, bem como que permita destacar um enfoque também em parâmetro nascido do conceito de cooperação entre Educação e Trabalho – com isso cria-se uma US ressocializadora, educacional e produtiva – processo Trino.

A ABRA aproveita esta oportunidade para agradecer às pessoas envolvidas na consecução dos projetos – frutos de muito esforço –, em especial a Profa. Luceli Lobo, a Sra. Mariana, o Sr. Jefferson Poli, o Sr. Sânzio Souza, o Sr. Adriano Batista, o Sr. Silvano de Jesus e o Sr. Cleiton dos Reis.

ABRA – Amigos do Brasil em prol da conduta ética.

Comments are closed.