Os prejuízos da corrupção

Posted by & filed under .

O Brasil precisa de um índice que publicize a prejudicialidade da currupção, a ser empregado pelos Investidores/Bancos Estrangeiros

A corrupção no Brasil, que resiste em se imiscuir entre as políticas públicas, deveria ser objeto de um índice de prejudicialidade de corrupção(1). Com este índice, divulgado internacionalmente, poderíamos pressionar os nossos parlamentares e gestores a bem aplicar os recursos públicos. Foi assim que, na década de 80, principalmente, tivemos bons resultados com a divulgação de irregularidades que aconteciam no Brasil, como, por exemplo, a exploração irregular de recursos naturais e a situação dos seringueiros(2). Naquela ocasião, os bancos internacionais suspenderam empréstimos(3); vários investidores deixaram de aplicar os seus recursos no nosso país. Situação similar foi promovida contra os diamantes de sangue(4) do continente africano, onde a comunidade internacional desalienou-se acerca do derramamento de sangue…

Leia o texto completo em:
– em Português
– in English
– in French

A ABRA, atuando em prol do interesse público, por meio desta manifestação, tenta alertar as sociedades brasileira e mundial para este mal que está enraizado em nosso país. Façamos nossa parte, combatendo-o além do nosso território, vamos fazer o grito dos insatisfeitos com as injustiças do sistema brasileiro ecoar além dos continentes. DIVULGUEM!

Conheça também o site do Movimento Contra a Corrupção.

Referências:

1. PEIXOTO, Fabrícia. Indicadores de corrupção do Brasil não avançam em dez anos. Da BBC Brasil em Brasília. Brasil. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/12/091208_corrupcao_brasil_fa_np. shtml. Acesso em: 28/08/2011.
 
2. MACHADO, Regina Coeli Vieira. Chico Mendes. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Brasil. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em:28/08/2011.
 
3. MONTEIRO, Clenaldo Freire; MONTEIRO,Denise Schulthais dos Anjos. A saga de Chico Mendes. Fevereiro/2001. Disponível em: http://www.pves.org.br/artigos. Brasil. Acesso em: 28/08/2011.
 
4. GREENWOOD, Louise. ‘Diamantes de sangue’. BBC Africa Business Report. Brasil. Disponível
em:http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2010/07/100729_africacomm
oditiesaws.shtml. Acesso em: 28/08/2011.

Comments are closed.